Com quilhas em ambos os lados do corpo, o simples facto de animar o peixe cria uma ação natural e saltitante, semelhante à de um peixe alimento, fazendo deste isco de superfície um isco que facilmente ativa os instintos predatórios dos predadores. Quando utilizada sem peso, cria a mesma ação saltitante que emergem à superfície, saltando ocasionalmente para fora da água com força. Mesmo quando montada no fundo com um peso junto, ou uma montagem Carolina, criar uma ação que faz reparar nela que está subitamente a aparecer do fundo, poderá ver todo o potencial da Sakamata Shad e facilmente conseguir uma captura.
O formato suave e fluido do corpo cria uma baixa resistência à água, facilitando a execução de movimentos rápidos e precisos e alargando a área de deslizamento inercial. Permite também movimentos rápidos e precisos, enganando o predador e provocando ataques por reflexo, mesmo em águas abertas.
O teor de sal é de 5%. O material apresenta uma maior resistência à tração, o que melhora a retenção do anzol e reduz o risco de rasgos e quebras da minhoca.